SURTO DE GRIPE – Ambulatório exclusivo para atendimento dos casos começa a funcionar no Hospital Carlos Chagas em Itabira

Pacientes encaminhados passam pelo posto de testagem; quem estiver positivo será orientado a um atendimento remoto ou presencial

O novo ambulatório do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), destinado exclusivamente a pessoas com sintomas gripais, foi aberto oficialmente nesta quarta-feira (12). Com o intuito de dar suporte à rede de saúde na identificação e diagnóstico, o novo espaço terá capacidade de atender a até 100 pacientes por dia, sempre de 7h às 19 horas, referenciados pelas unidades do Programa Saúde da Família (PSFs) e pelo Pronto-Socorro Municipal.

O serviço no HMCC é resposta rápida diante de contágio em alta, avalia prefeito Marco Antônio Lage                                                                                       foto: Acom/PMI

O ambulatório é uma alternativa implantada pela Secretaria Municipal de Saúde para melhorar a qualidade no atendimento, uma vez que, devido ao cenário crescente de pessoas que apresentam sintomas gripais no município e considerando a pandemia de Covid-19, a demanda pode ultrapassar a capacidade de atendimento do sistema de saúde. O funcionamento do ambulatório é semelhante ao da Carreta da Saúde, que funcionou em Itabira no segundo semestre do ano passado.

Posto de testagem da síndrome gripal no estacionamento do Hospital Carlos Chagas

Em visita ao ambulatório nesta manhã de quarta, o prefeito Marco Antônio Lage disse que a rápida criação do ambulatório neste momento é uma solução necessária para conseguir assistir a comunidade.

“Nós pensamos, planejamos e colocamos para funcionar, em uma semana, um ambulatório para dividir o fluxo. Essa resposta rápida é fundamental para momentos de crise. Estamos observando o aumento na procura por atendimento e os casos de Covid-10 com viés de alta, além da Influenza, que tem uma nova cepa. Coube a nós adaptar a nossa rede para dar a resposta. Usamos a antiga administração do hospital para fazer mais três consultórios, além de um posto de testagem de Covid-19 que funciona no estacionamento”, comentou Marco Antônio Lage.

A gerente executiva do HMCC, Andrea Maria De Assis Cabral, informou que os pacientes seguem pelo posto de testagem e aqueles positivos serão orientados a um atendimento remoto ou presencial. Já os negativos têm a oportunidade de conversar com os médicos para buscar orientação sobre os serviços. “A segurança e a qualidade do nosso atendimento é a nossa premissa”, destacou.

Para o vice-prefeito, Marco Antônio Gomes, toda a solução é bem-vinda diante da pandemia. “Passamos por uma fase difícil. Quanto mais opção você dá para a população, melhor. Isso aqui é segurança, o paciente sabe onde será atendido. Eu acredito que isso vai valer muito para a comunidade itabirana”, disse Marco Antônio Gomes.