A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou, na tarde da última terça-feira (21), a primeira Reunião de Comissões Permanentes do ano. O encontro, que contou com a presença de sete dos oito vereadores convocados e teve como principal destaque a análise do Projeto de Lei 006/2025, que propõe a criação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Gonçalo do Rio Abaixo (SAAESGRA). Destaca-se que o presidente da Casa não participa dessas reuniões.
Além do projeto que cria o SAAE, foram analisados outros dois projetos de lei, ambos de autoria do executivo municipal, que tratam da denominação de logradouros públicos locais. No entanto, a criação do SAAESGRA concentrou as atenções por sua relevância para o município.
As três pautas receberam pareceres favoráveis e unânimes das comissões de: Legislação, Justiça e Redação; Administração Pública; Saúde, Campanhas de Saúde Pública, Saneamento Básico e Meio Ambiente; Finanças, Orçamento e Tomada de Contas.
Com a aprovação nas comissões, os três projetos de lei seguem agora para discussão e votação em plenário, durante a próxima Reunião Ordinária da Câmara. A criação do SAAESGRA representa um importante passo para a gestão dos serviços de água e esgoto no município de São Gonçalo do Rio Abaixo, e a expectativa é que o projeto seja debatido e votado em breve pelos vereadores. A população aguarda o desfecho para entender os impactos e benefícios da nova autarquia.