Executiva mineira, que também preside o Ibram, foi reconhecida por sua liderança focada em inovação e responsabilidade socioambiental durante evento que celebrou 200 anos das relações Brasil-Reino Unido.
A presidente da Anglo American no Brasil, a mineira Ana Sanches, foi laureada com o prestigioso prêmio Personalidade do Ano Britcham 2025. A homenagem, concedida pela Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham), reconhece a liderança transformadora da executiva à frente dos negócios da companhia e seu papel central como presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).
A premiação, realizada na última quinta-feira (30), teve um simbolismo especial celebrando os 200 anos das relações bilaterais entre Brasil e Reino Unido. O evento reuniu líderes empresariais, autoridades brasileiras e britânicas, e representantes de peso do setor mineral, consolidando a importância da executiva no diálogo entre os dois países. A homenagem destacou o compromisso de Sanches com uma mineração que alia inovação, sustentabilidade e geração de valor para as comunidades.

Ao receber o prêmio, Ana Sanches dedicou o reconhecimento ao seu time e reforçou sua visão para o setor: “Esse importante reconhecimento reforça meu compromisso com as pessoas e com uma mineração cada vez mais segura, sustentável e inovadora. Nosso trabalho no Brasil tem como foco gerar valor duradouro, respeitando o meio ambiente e promovendo oportunidades aos territórios. Sou muito grata a todo meu time pelo belo trabalho que estamos executando juntos e que me inspira a ser uma líder cada dia melhor, sempre guiada pelo propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas.”
Fabio Caldas, presidente da Britcham, destacou que a escolha de Sanches reflete o momento histórico das relações bilaterais e a força da executiva no setor mineral.
“O prêmio Personalidade do Ano Britcham é uma tradição que simboliza a força das relações entre Brasil e Reino Unido. […] A homenagem à Ana Sanches reconhece sua liderança à frente da Anglo American e sua contribuição para o fortalecimento da presença britânica no setor mineral brasileiro. É uma escolha que reflete o êxito empresarial e o compromisso com a inovação e a sustentabilidade”, afirmou Caldas.
Quebrando barreiras no setor
A homenagem coroa um período de ascensão histórica para Ana Sanches. Em um setor tradicionalmente masculino, ela se tornou a primeira mulher a ocupar a presidência da Anglo American no Brasil (desde dezembro de 2023) e a primeira mulher a presidir o Conselho Diretor do Ibram (desde fevereiro de 2024).
Sua gestão na Anglo American ocorre em um momento de transformação estratégica global da companhia, que busca focar seu portfólio em minério de ferro premium (como o produzido no sistema Minas-Rio), cobre e nutrientes, distanciando-se de negócios como diamantes (De Beers) e carvão.
Orgulho mineiro: Uma carreira de excelência
Nascida em Belo Horizonte, Ana Sanches construiu sua base acadêmica em Minas Gerais antes de alçar voos internacionais. Sua formação impressiona:
- Graduação em Economia: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Graduação em Ciências Contábeis: Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec)
- MBA em Finanças: Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec)
- Cursos Executivos: Harvard Business School, Columbia University e London School of Economics.
Com quase 30 anos de carreira em finanças, auditoria e planejamento estratégico, o prêmio da Britcham se soma a outras honrarias recentes:
- Nomeada por duas vezes (2018 e 2024) como uma das mulheres mais influentes na mineração global pelo movimento Women in Mining (WIM).
- Vencedora do prêmio Executiva de Valor (2024), do jornal Valor Econômico, na categoria Metalurgia e Mineração.




