Nota Oficial à população Itabirana
Ao contrário da informação repassada na última reunião plenária da Câmara e publicada na capa desta terça-feira (25), pelo Diário de Itabira, a Prefeitura de Itabira esclarece que o valor de R$ 50 mil empenhados no Cartão de Pagamento do Governo Municipal diz respeito à reserva anual para gastos do Executivo e não só para uma viagem, como sugere o vereador ouvido pelo jornal.
Esse valor é usado para alimentação, transporte, passagens aéreas e hospedagem, seguindo rigorosamente os dispositivos legais que regulamentam o sistema de adiantamento da Prefeitura de Itabira para viagens de servidores. Os valores não usados são devolvidos ao município ao fim do exercício aquisitivo, conforme o próprio jornal apontou ao pesquisar o Portal da Transparência.
Não é a primeira vez que este tema aparece na Câmara de Vereadores. A mesma pauta já foi discutida na legislatura passada, a partir de uma “denúncia” feita por uma ex-vereadora e que foi arquivada pelo Ministério Público.
Novamente, a Prefeitura não terá nenhuma dificuldade em apresentar as comprovações de gastos, embora tudo esteja especificado no Portal da Transparência e seja periodicamente auditado por órgãos de controle.