A Prefeitura de Itabira realizou, neste sábado (22), mais um mutirão de combate à dengue, desta vez no bairro Ribeira de Cima. A ação, que faz parte do quarto ciclo do Dia D “Minas Unida contra o Aedes”, mobilizou equipes das secretarias municipais de Saúde (SMS) e Desenvolvimento Urbano (SMDU), além de colaboradores da Itaurb.
O objetivo do mutirão foi recolher materiais inservíveis que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação ocorreu simultaneamente em vários municípios de Minas Gerais, reforçando a importância da união de esforços no combate ao mosquito.
“Todo o time da Saúde, Itaurb e Desenvolvimento Urbano estão envolvidos nessa ação. Hoje é um dia muito importante que a gente frisa o ato da população nos ajudar no combate a dengue. Pedimos que todos colaborem com a prefeitura, recolhendo todo o lixo que pode servir de criadouro do mosquito, não podemos deixar que a doença tome conta da nossa cidade”, enfatizou Fabiana Machado, secretária municipal de Saúde.
A ação no Ribeira de Cima foi o resultado de um trabalho prévio dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e da equipe de Educação Ambiental da Itaurb. Os moradores foram orientados a limpar seus lotes e quintais, colocando o lixo para fora para que as equipes de limpeza pudessem recolher. Ao todo, 240 residências foram visitadas.
A Prefeitura reforça que o combate à dengue é uma responsabilidade de todos e exige vigilância constante. Com a chegada do período de chuvas e altas temperaturas, os cuidados devem ser redobrados.
Situação da Dengue em Itabira:
- Até o momento, foram registradas 336 notificações de suspeita de dengue, com 13 casos positivos.
- No mesmo período de 2024, a cidade registrou 10.814 notificações, com 3.057 casos positivos.
Apesar da situação controlada, a SMS alerta para a importância da prevenção, para evitar que Itabira atinja um nível epidêmico de dengue. As ações de combate às arboviroses são contínuas, com monitoramento constante, orientações à população, tratamento focal e armadilhas para captura de vetores.