Distribuição gratuita de silagem visa aumentar a produção de leite em São Gonçalo

Ação beneficiará o pequeno produtor de leite do município

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo está colhendo o milho para a produção de silagem que será exclusivamente destinada aos produtores de leite do município cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura. O milho havia sido plantado numa área de 30 hectares, na região do Gabriel, zona rural do município, no início de novembro do ano passado.

Máquinas trabalham na colheita do milho que será transformado em silagem para após ser distribuído ao produtor de leite de São Gonçalo                          to: Fernando Martins / HS Pro

Diversas colheitadeiras fazem o trabalho, desde a última semana, para a produção da silagem com a qual a administração municipal pretende aumentar a produção de leite dos pequenos produtores e aumentar a renda do homem do campo.

Para Nozinho o benefício também incentiva o investimento no campo e a manutenção das famílias nas propriedades rurais. “O nosso intuito é dar condições para que o pequeno produtor permaneça no campo, produzindo e gerando renda”, destacou o prefeito.

De acordo com o secretário de Agricultura, José Imaculado Keles, a silagem passa agora por processo de fermentação e depois passará pela etapa de empacotamento. “A distribuição para o produtor será no segundo semestre”, disse.

Silagem

A silagem é um dos componentes mais importantes na alimentação de bovinos, uma vez que a sua planta fornece um grande volume de alimento, com alta digestibilidade e rico em energia, o que resulta em um excelente potencial para produzir leite e carne.