Definido os novos prefeitos e prefeitas dos municípios das regiões do Médio Piracicaba e Médio Espinhaço

Neste domingo, 6 de outubro, eleitores de mais de 5 mil municipios do Brasil foram às urnas para elegerem seus prefeitos e vereadores.

Confira os eleitos nas cidades do entorno de Itabira, nas micro regiões do Médio Piracicaba e Médio Espinhaço na região central de Minas Gerais.

As eleições de 2024 foram marcadas por um cenário de grande renovação já que vários atuais prefeitos não puderam se candidatar por estarem em seus segundos mandatos. Em alguns municípios os candidatos apoiados pelos atuais prefeitos não conseguiram êxito no pleito.

O número de mulheres concorrendo ao cargo de prefeita foi destaque, vários municípios da região tiveram mulheres concorrendo ao cargo do Executivo ou compondo a chapa majoritária. Em Catas Altas que teve uma chapa composta apenas por mulheres nos cargos de prefeita e vice-prefeita.

Dois muncipios da região serão comandados por mulheres. Itambé do Mato Dentro onde a atual prefeita Cleidileny Chaves foi reeleita. Em São Sebastião do Rio Preto onde, pela primeira vez uma mulher irá comandar o Executivo local, a população elegeu a prefeita Andrea Otoni.

Confira os eleitos:

Itabira
O atual prefeito e candidato a reeleição, Marco Antônio Lage (PSB) foi eleito com 51.747 votos o equivalente a 76,17% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou o ex-prefeito, João Izael (Mobiliza) que obteve 16,18% votos, totalizando 11.009 votos. Já Neidson Freitas (MDB), obteve apenas 4.333, percentual de 6,34%. Ronaldinho Teteco conquistou os votos de 880 eleitores, percentualmente 1,3%.

 João Monlevade que teve cinco candidatos ao cargo de prefeito optou pela sequencia dos trabalhos do atual prefeito Laércio Ribeiro (PT) que obteve 61,02% dos votos. Em segundo lugar ficou Luiz Carlos (PL) com 22,49% dos votos. Em terceiro lugar foi alcançado por Gustavo Breguez (PP) que obteve 8,39% dos votos. Conceiçao Wintr (PDT) com 6,89% e Zé Roberto (NOVO) com 1,20% finalizaram a votação.

São Gonçalo do Rio Abaixo confirmou o favoritismo do atual prefeito Raimundo Barcelos, o Nozinho, (PDT) que foi reeleito para o quarto mandato com 69,85% e mostra sua força no município. A candidata Luciana (PT) obteve 18,69% dos votos. Caio Silva (PSB) teve 6,16%, Dr. Luã conquistou 5,07% e o eterno candidato Dominguinhos teve apenas 0,22% dos votos, o que corresponde a 22 votos.

 

Rio Piracicaba optou pela reeleição do atual prefeito Augusto Henrique (Cidadania) que foi reeleito com 83,59% dos votos válidos. O concorrente, Roberto Nascimento Betão (PP) conquistou 16,41% dos votos.

 Nova Era – Sem concorrente, o atual prefeito de Nova Era, Txai (REDE) foi reeleito com 73,21% dos votos válidos. No município, o número de eleitores que anularam ou votaram em branco alcançou o percentual de 26,79% dos votantes.  A Abstenção também alcançou expressivos 26,12% dos eleitores.

Santa Maria de Itabira foi eleito candidato André (PSD) com 63,38% do votos. Rodrigo do Bar (Cidadania) conquistou 34,15% do eleitorado. Já Vicente Umberto (PT), teve apenas 2,47% dos votos.

Barão de Cocais venceu o candidato Geraldo Abade das Dores com 53,02% dos votos. O segundo colocado, Zé Mota (Avante) obteve 35,02% dos votos e, com 8,14% Joãozinho de Dona Luzia ficou em terceiro. O candidato Lindemberg Godinho (PL) conquistou 3,81% dos votos. Abade retorna ao Executivo local após 16 anos.

Bom Jesus do Amparo foi eleito candidato Wanderlei Ribeiro (PP) com 54,64% do eleitorado. O candidato a reeleição Pedrada foi derrotado e conquistou 45,36% do eleitorado.

Catas Altas o atual prefeito Saulo Morais (PRD) foi reeleito com 60,84% dos votos. A chapa encabeçado pelo candidato Fernando (PODE), que ficou em segundo lugar, conquistou 34,83% dos votos, Já Vera do Salão (Solidariedade) obteve 4,34% dos votos.

Santa Bárbara decidiu pela continuidade do mandato do atual prefeito Alcemir Moreira (PRD) que foi reeleito com 63,91% dos votos. O candidato Kelinho conseguiu 21,84% dos votos. Já o candidato Jorge Germano conquistou 14,25% do eleitorado local.

Itambé do Mato Dentro – A atual prefeita de, Cleidileny Chaves (PP), candidata a reeleição, não teve concorrente, sendo reeleita com 1.888 votos. No município foi registrado 278 votos nulos e 198 votos em Branco, O percentual de Brancos e Nulos é de 20,14%.

Ferros elegeu o candidato Professor Carlinhos (MDB) com 49,33%. O candidato Bráulio Carvalho (PDT) conquistou 44,14% dos votos. Já o candidato Dr. Téo do Mobiliza obtve 6,52%.

Passabém decidiu pela mudança. A população elegeu Luciano Ramiro (Mobiliza) que foi eleito com 57,77% dos votos. O candidato apoiado pelo atual prefeito, que é seu vice-prefeito, Bebinho (Republicanos) obteve 42,22% sendo derrotado.

São Sebastião do Rio Preto – É outra cidade da região que também será administrada por uma mulher. A candidata Andrea Otone (PSD) foi eleita com 84,77% dos votos válidos. Ela também não teve concorrente, já que a candidatura do outro candidato foi indeferida pela Justiça Eleitoral. Os votos Nulos e Brancos perfazem 15,23% totalizando 263 votos.

Santo Antônio do Rio Abaixo escolheu a continuidade do mandato do atual prefeito Alexandre Rodrigues (PRD), que foi reeleito com 56,63% dos votos válidos. Nilsim (PSD) obteve 43,37 % dos votos.

Morro do Pilar – O candidato Clerinho Lima (PSD) venceu o pleito com 57,81 % dos votos. Já a candidata Duda Matos (PDT), obteve 42,19% dos votos.

Conceição do Mato Dentro onde a disputa foi uma das mais acirradas dos últimos pleitos, a população optou pela eleição do candidato da oposição Otacilinho (PSB) teve uma votação esmagadora sendo eleito com 70,87% votos. O segundo colocado, o candidato Claudinho Ziriguidum (PT) que conquistou 21,46% do eleitorado. O terceiro colocado, o candidato Breno Costa (PRD)  conquistou 7,67%.