Em São Paulo os desfiles das escolas do Grupo de Acesso 2 começam neste sábado no Sambódromo do Anhembi , as escolas concorrem a duas vagas no Acesso 1 do carnaval de 2027. O desfile será transmitido pela TV Brasil apenas para São Paulo
Das dez escolas que desfilam neste sábado na avenida, cinco já passaram pelo grupo especial.
A primeira a desfilar, a partir das oito da noite, é a Amizade Zona Leste, com o enredo “Xangô e Iansã – O casal do Dendê no Ilê do Amizade”.
Depois, vem a Imperatriz da Pauliceia, com “Congá, o altar sagrado da minha fé”. Na sequência, a Torcida Jovem chega com o enredo “ Axé – Raízes e Ritmos da Cultura Afro-baiana”, seguida pela bicampeã do grupo especial – a X-9 Paulistana, que traz o enredo “Yvy Marã Ei: A Busca pela Terra Sem Mal”. O enredista da escola, Leonardo Dahi explica a ideia de refletir sobre a preservação da natureza a partir de um mito dos povos guaranis.
A quinta agremiação a desfilar neste sábado é a Unidos de São Lucas, com “Meu tambor é ancestral, heranças e riquezas de um povo… um Brasil de festas pretas!” Depois, é a vez do Unidos do Peruche, que apresenta o enredo “Oi! Esse Peruche Lindo e Trigueiro. Terra de Samba e Pandeiro”. Felipe Milanês, assistente do carnavalesco Chico Spinosa, comenta a homenagem do Peruche ao pandeiro, trazendo a história cronológica, mostrando a chegada do instrumento no samba.
A sétima escola é o Morro da Casa Verde, que leva para a avenida “Santo Antônio de Batalha faz de mim batalhador”, seguida pelo Imperador do Ipiranga com o enredo “Berijóó, Inopí Doum – Ibeji”. A penúltima agremiação a desfilar é a Uirapuru da Mooca com “Maria Felipa – No Balanço da Maré, a Heroína da Independência”.
Quem fecha os trabalhos na madrugada de domingo é a Primeira da Cidade Líder, com “Paulo Barros, o Gênio do Carnaval”, numa homenagem ao carnavalesco.
Desde 2022, os cortejos do Grupo de Acesso 2 passaram a acontecer no sábado anterior ao dos desfiles do Grupo Especial.
O público pode assistir aos desfiles deste sábado de graça das arquibancadas do Anhembi. Não é necessário retirar ingressos antes, abertura a partir das seis da tarde. Para facilitar o acesso ao sambódromo, haverá linha especial de ônibus saindo dos terminais da Barra Funda e do Tietê.
*Com colaboração de Carolina Pavanelli e produção de Bel Pereira
Fonte: Agência Brasil







