A Vale promove nesta quarta-feira (10/09) uma reunião pública para discutir o Plano Ambiental de Fechamento de Mina (PAFEM) da unidade de Águas Claras, localizada em Nova Lima, região da Serra do Curral. O objetivo do encontro é apresentar o avanço das obras de fechamento e ouvir a comunidade sobre os futuros usos da área.

A mina, desativada desde 2002, está passando por um processo de transição que inclui a recuperação ambiental e a garantia de segurança. Segundo Fabiana Cruz, diretora de Minas Paralisadas da Vale, o projeto segue padrões técnicos e ambientais rigorosos. A empresa investiu mais de R$ 1 bilhão em tecnologias inovadoras para as obras, utilizando equipamentos teleoperados e até helicópteros para transporte de materiais em áreas de difícil acesso. A barragem 8B, por exemplo, foi eliminada em 2019.
Participação popular e novos projetos
A Vale iniciou em 2020 um processo de consulta pública, ouvindo mais de 10 mil pessoas nos últimos cinco anos, para definir o futuro da área. Para isso, a empresa inaugurou a “Casa Uso Futuro”, um espaço que já recebeu mais de 1.400 visitantes e fomenta o diálogo com a comunidade.

Luiz Henrique Medeiros, diretor de Territórios e Uso Futuro da Vale, destacou que o fechamento da mina é o início de um novo ciclo. A empresa já firmou parcerias para a ampliação do Parque da Serra do Curral e estuda a implementação de um Bike Park, um polo agrícola sustentável e um hotel-escola de gastronomia.
A área total da mina é de 19 milhões de metros quadrados, com mais de 12 milhões de metros quadrados de áreas verdes protegidas. Isso inclui a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Jambreiro, que ocupa quase metade do território e ajuda na recuperação de biomas locais.




