!PULSA! lateja arte gratuita por Itabira 

A distribuição de ingressos é feita por meio de plataforma on-line

O !PULSA! Movimento Arte Insurgente volta a Itabira para sua segunda edição. Entre os dias de 20 a 23 de junho, o festival passa a ocupar diferentes espaços, em vários bairros da cidade, com uma programação recheada de espetáculos teatrais; apresentações de música e dança; e os encontros reflexivos do “Fala que !Pulsa!”; a intervenção urbana “Sofá na Rua”; e a Festa !Pulsa!”. E o melhor, todos os eventos são gratuitos.

Entre os destaques desta segunda edição estão os espetáculos teatrais e de dança. O Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) abrigará dois deles: “Cria”, da Cia Suave; e “Monga”, de Jéssica Teixeira. O primeiro acontece nos dias 20 e 21, às 20h. Ele tem a “dancinha”, estilo de dança urbana carioca derivada do passinho, como inspiração. O trabalho, que envereda pelas linguagens artísticas periféricas e destaca a diversidade cultural, inclui, ainda, a dança afro, o afrofunk, o contato-improvisação e uma elaborada pesquisa sonora. Vale lembrar que, logo após a estreia de “Cria”, no dia 20 de junho, o público também poderá participar do Fala que !PULSA!, uma roda de conversa com os dançarinos da Cia Suave e dois artistas itabiranos convidados, Sérgio Diaz e Thiago Skp.

Nos dias 22 e 23 de junho, é a vez do Teatro da FCCDA abrigar a pré-estreia do monólogo “Monga”. A atriz e dramaturga Jéssica Teixeira constrói o solo a partir da história de Julia Pastrana, uma mexicana que, por ter o rosto coberto de pêlos, ficou conhecida vulgarmente como mulher-macaco ou a MONGA e se tornou uma das grandes inspirações para os Freak Shows e circos no Brasil e no mundo. Com classificação indicativa de 18 anos, o espetáculo explora o jogo entre o erótico e o ridículo, e é tomado pelo gênero do terror psicológico com doses de riso nervoso e constrangimento. Após o primeiro dia de apresentação de “Monga”, também haverá sessão do Fala que !PULSA!. Dessa vez, além de Jéssica Teixeira, os itabiranos Fábio Junior Ferreira e  Priscila Ribeiro Oliveira batem um papo com o público.

Para garantir os ingressos dos dois espetáculos, basta acessar a plataforma Sympa pelo link https://linktr.ee/pulsamovimentoarteinsurgente.

Espetáculos de rua
Outras duas apresentações teatrais prometem ganhar o coração dos itabiranos: “Seu Geraldo” e “Elefanteatro”. As duas montagens são produções da Pigmalião Escultura Que Mexe e têm a interatividade como principal característica, já que usam da mistura de linguagens, manipulação de marionetes e relação dos atores com os bonecos como caminho para contar suas histórias.

“Seu Geraldo” será apresentado na Praça do Campestre, às 19h, na sexta-feira (21). No sábado (22), ele estará na Feira Livre, na Esplanada da Estação, às 10h. Neste espetáculo, Seu Geraldo é um violeiro e cantor de 73 anos, que ao lado da namorada Dona Catarina, de 81 anos, e Ana, sua irmã, relembra músicas antigas e fala sobre o assunto que a ocasião manda.

“Elefanteatro” é um enorme elefante, que caminha acompanhado por uma multidão que ele mesmo forma. O grande animal cênico é operado por uma trupe de artistas operários que dão vida ao elefante, contam, cantam e dançam suas histórias e dos outros tripulantes-marionetes que o habitam. Ele irá percorrer a Rua Ipoema, no bairro Pará, a partir das 16h, no domingo (23).

Festa !PULSA!
Para esquentar a noite de sábado (22), nada melhor que a Festa !PULSA!. O Mirante Cara de Pau, no alto dos Pinheiros, no bairro Campestre, a partir das 21h, será palco do show “Samba do Dan” e da discotecagem do Dj Adoniran. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo link https://linktr.ee/pulsamovimentoarteinsurgente.

O carioca Dan Soares, com sua interpretação cativante, fará um show envolvente e contagiante para celebrar sua trajetória de mais de 20 anos dedicados ao samba. Além de um time de primeira de músicos, vai dividir o palco com convidados especiais. O DJ Adoniran, itabirano, também não é um estreante na música. Com uma carreira consolidada no cenário eletrônico regional, tem mais de 15 anos dedicados à discotecagem. De suas pick ups, o público pode esperar  Drum and Bass, Jungle, Garage, Nu-Disco, Techno, Funk, Soul, MPB, entre outros.

Agenda completa
A programação completa, além de informações como a ficha técnica de cada um dos espetáculos, podem ser acessados pelo site https://pulsa.art.br/.

Sobre o !PULSA! Movimento Arte Insurgente
O !PULSA! pisou em terras itabiranas, pela primeira vez, em setembro de 2023. Sucesso de público, o festival artístico mostrou uma nova perspectiva de programação cultural, dando enfoque nas trocas e diálogos voltados para reflexões fundamentais sobre a sociedade, como questões de gênero, racismo, ecologia e periferia.

Dirigido e idealizado pelos curadores e diretores artísticos Andreia Duarte e Guilherme Marques, surgiu do desejo da dupla de criar ações de confluências com cidades do interior do Brasil e com regiões periféricas das grandes cidades. Animados com a programação deste ano, eles ressaltam que o público irá presenciar uma grande mistura de influências artísticas. “Vamos entendendo o que nos une nas nossas diferenças, fazendo dessa mistura mundos novos. A gente vai respondendo com arte àquilo que vemos enquanto violência social. Buscamos a perspectiva do coletivo, tendo como referência o que Nego Bispo nos ensinou tanto: não é simplesmente um toma lá, dá cá. É uma confluência. Deste encontro nasce outra coisa, outra imagem de transformação da sociedade e de nós mesmos”, concluem.

O !PULSA! Movimento Arte Insurgente é realizado pela Olhares Instituto Cultural, pela Outra Margem – produtora de arte Outra Margem, a Fundação Carlos Drummond de Andrade e a Prefeitura Municipal de Itabira. Conta ainda com a parceria cultural de Lamoca – Espaço Livre de Arte, Sofá na Rua e Associação do Bairro Pedreira, além do apoio cultural iBT.

Endereços
Feira do Agricultor – Av. Duque de Caxias, 1010, Vila Bethania
Lamoca – Espaço de Artes Livres, R. Ipoema, 97, Pará
Praça Campestre – R. Des. Drumond, 2-56, Campestre I
Teatro Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) – Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro

Ponto de encontro !PULSA!
Buteco do Helton – R. Ipoema, 297 – Pará

Festa !PULSA!
Mirante Cara de Pau – R. do Ouro, 400 – Campestre