Mais de 7,5 mil doses aplicadas no Dia D de Vacinação contra a gripe em Itabira

A ação ocorreu no dia 17 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Itabira

Campanha alcançou mais de 7,5 pessoas. Crianças, idosos e gestantes fazem parte do grupo prioritário para vacinação.                                                                  Fotos: Felipe Augusto

Itabira realizou o Dia D de Vacinação nesse sábado (17), com atendimento para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. Ao todo, 7.597 doses da vacina contra o vírus influenza foram aplicadas no município. A imunização ocorreu em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

Pela primeira vez, a aplicação da vacina foi disponibilizada para todos os públicos. Nos anos anteriores, em Dias D, apenas os grupos prioritários eram vacinados. Em 2023 foram administradas 3.963 doses de vacina contra a influenza. Já em 2024, 1.589 doses foram administradas.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é atingir 90% de cobertura vacinal contra a gripe, para o grupo considerado prioritário. Em Itabira esse público é de 46.322 , entre idosos, gestantes e crianças acima de 6 meses e menores de 6 anos.

A SMS reafirma que a vacinação é fundamental para evitar casos graves da doença. O município enfrenta uma situação epidemiológica preocupante, com crescimento de casos de síndrome respiratória, podendo evoluir para  Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Emergência
Na última sexta-feira (16), a Prefeitura de Itabira publicou um decreto que estabelece situação de emergência no município, por causa do auto volume de atendimento a pacientes com sintomas gripais, provocando sobrecarga de atendimento no Pronto-Socorro Municipal.
A imunização segue em todas as UBSs de Itabira, com exceção da UBS do bairro Eldorado, que está passando por reforma. O atendimento é de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h, para todas as pessoas com idade a partir de 6 meses. Vale lembrar que na Policlínica a imunização contra a influenza é apenas para o público adulto. Os interessados podem ir até o local, exceto na terça-feira, quando a vacina não será disponibilizada.

Fique atento a outras medidas de prevenção
– use máscaras;
– higienize sempre as mãos;
– evite aglomerações;
– deixe os ambientes ventilados;
– em caso de piora dos sintomas, procure atendimento médico.