Denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por feminicídio, um homem de 61 anos foi condenado nessa sexta-feira, 8 de novembro, a 32 anos de prisão por matar a ex-esposa em Córrego Barra de Zé Barroso, zona rural de Sabinópolis, na Região do Vale do Rio Doce. O crime ocorreu no dia 1º de outro de 2018, sete dias após o fim do relacionamento do casal.
De acordo com o inquérito policial, na data dos fatos, a vítima se encontrava em casa, com o atual companheiro e com a filha do casal, de 10 anos. O denunciado adentrou à casa, e, de forma repentina efetuou os disparos contra a ex-mulher, o que impossibilitou sua defesa.
Na denúncia o MPMG ressalta-se que “o crime foi cometido por ciúmes, uma vez que, dias antes, a vítima havia terminado o relacionamento com o autor e iniciado outra relação. A execução do delito também foi promovida pela utilização de meio cruel, uma vez que foram efetuados, no mínimo, cinco disparos contra a vítima”.
Após disparar contra a mulher, o criminoso ameaçou de morte o atual companheiro dela.
O fato de o crime ter sido cometido na presença da filha da vítima foi considerado no cálculo da pena. Além disso, o Conselho de Sentença, reconheceu, por maioria de votos, o feminicídio, a materialidade e a autoria do fato. Em seguida, os jurados negaram o quesito absolutório e reconheceram as qualificadoras do crime praticado por motivo fútil, meio cruel e com emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima.
O réu deverá cumprir a pena em regime fechado.