O Delegado Regional da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Itabira, Helton Cota Lopes, emitiu na manha desta quarta-feira (8/3), uma Nota de Posicionamento sobre a importância de a cidade ter um presídio.
Conforme esclarece a Nota, além de aumentar a sensação de impunidade, incentivando a prática delituosa, a falta da estrutura prisional na cidade tem acarretado a diminuição da capacidade investigativa e de ação dos agentes da Delegacia local em cerca de 50%, já que grande parte do efetivo tem que ser utilizado para as atividades de guarda, escolta, transporte de detentos para outras cidades, atividades estas que são originarias da Polícia Penal.
Esse desvio da função da Polícia Civil tem afetado diretamente a apuração e conclusões de Inquéritos Policiais se prolongam e impactam diretamente o índice de criminalidade na região.
Outro ponto que também deve ser levado em consideração é a questão da humanização dos detentos e familiares, já que, pela falta de presídio na cidade, muitos detentos são transferidos para cidades distantes, vão para onde tem vagas, o que dificulta a visita e apoio dos familiares e até mesmo a assistência jurídica de advogados.
Portanto, é necessário que haja entendimentos entre os poderes constituídos para que se tenha uma solução adequada para um problema tão grave e urgente.