A coordenadora do Compedc, Nilma Maria Macieira de Castro explicou que 10 famílias tiveram que ser retiradas de suas casas
Itabira registrou chuvas contínuas e intensas nos últimos dias. Com isso, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compedec) tem trabalhado incessantemente para manter a população segura. Entre os dias 6 e 10 deste mês, o órgão realizou 61 atendimentos relacionados a alagamentos, deslizamentos de encostas, queda de muros e vistorias em imóveis. Neste mesmo período, o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 218 milímetros de chuvas em Itabira. A quarta-feira (9) foi o dia mais chuvoso, chegando a registrar 96,8 milímetros.

Os desabrigados estão sendo atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS): uma família permanece em alojamento, outra foi acolhida em casa de parentes, e cinco foram encaminhadas ao programa Aluguel Social. “Isso corresponde a menos de dez por cento dos atendimentos realizados no período de chuvas intensas em janeiro”, continuou a coordenadora.
Nilma de Castro acrescentou que a equipe do órgão municipal está atenta e monitorando continuamente os bairros, em especial aqueles onde há mais risco de deslizamento de terra, e orienta que a população deve estar atenta para o surgimento de trincas no imóvel e modificações na área em seu entorno, desnível do solo ou má condução da água pluvial. “Há morador que direciona a calha para o barranco ou diretamente para o muro. O certo é ter a caixa coletora e direcionar a água pluvial para a rua. Como está chovendo muito e o solo já está saturado, a terra vai pesar e a tendência é desmoronar”, afirmou.
Em caso de risco, o morador deve sair do imóvel e acionar o Compdec (3839-2147) ou o Corpo de Bombeiros. Para receber informações sobre condições climáticas e alertas da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), basta que o cidadão encaminhe um SMS para o número 40199, informando o CEP da rua onde mora. A mensagem é gratuita.
Em tempo
Em fevereiro de 2021, secretarias municipais, autarquias e outros setores da Prefeitura de Itabira se uniram e criaram a Gestão Integrada de Riscos e Desastres (GIRD). O sistema oferece apoio à atuação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).
Além do Compedec, o grupo conta com a participação das secretarias municipais de Obras (SMO), Assistência Social (SMAS) e Administração (SMA); da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb); Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira; Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) e Coordenadoria de Comunicação Social.
O GIRD realiza as ações de monitoramento, avaliação de situações críticas, pronta resposta e operações conjuntas. Além dos setores da Prefeitura, também são acionados o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Vale e outros.
“A finalidade é ter uma rotina bem estabelecida, que vá desde a prevenção à construção, em caso de uma eventualidade”, explicou o secretário municipal de Assistência Social, Elson Alípio Júnior, na época da implantação do GIRD.






