Festa de Santo Antônio acolhe 1ª edição do Festival da Vida em Santa Bárbara

As ações do Festival  acontecerão  em parceria com a tradicional Festa de Santo Antônio, padroeiro do município. Haverá oficinas nas escolas, teatro e diversas opções de entretenimento. O evento contará com artistas de renome nacional, como Chama Chuva e Falamansa, além de artistas locais, a quadrilha Feijão Queimado e a Estação da Música.

                  CHAMA CHUVA é uma das atrações do festival.                                                     foto: internet/ divulgação

A histórica cidade de Santa Bárbara, conhecida por suas belezas naturais, e um patrimônio histórico preservado com mais de 300 anos de história, sediará a 1ª edição do Festival da Vida de 7 a 13 de junho.

Com o tema “Fraternidade e Amizade Social”, o mesmo da Campanha da Fraternidade de 2024, o evento é totalmente gratuito e convida a todos a valorizar a fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos de amizade e inclusão social.

O Festival da Vida enriquece a tradicional Festa de Santo Antônio, oferecendo arte, cultura e entretenimento para as famílias, além de promover a inclusão, a diversidade e os valores cristãos.

O evento é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio principal do Instituto Cultural Vale, patrocínio da Prefeitura de Santa Bárbara, apoio da Cedro Mineração e produção da New View. O evento oferece à comunidade uma programação voltada para todos os públicos, indiferente de gênero, raça, idade ou credo. É um evento para as famílias.

Criado na cidade de Mariana, o Festival da Vida, completa 20 anos nesta edição de 2024, e amplia a sua abrangência para outras cidades mineiras, como Santa Bárbara e Nova Lima, levando cursos, oficinas, teatro, dança e música, por meio de uma programação gratuita  para toda a família em espaços e praças públicas.

“Sem dúvida, é um momento precioso para que possamos debater assuntos ligados ao dia a dia das cidades, estimulando a formação de uma consciência cidadã, inclusiva e a adoção de modelos sustentáveis de desenvolvimento regional. É também oportunidade de levar cultura e entretenimento para as cidades”, afirma o produtor cultural e organizador do Festival da Vida, Rud Carvalho.

“O Festival da Vida se une às iniciativas da prefeitura nos projetos educacionais e culturais de Santa Bárbara. Este ano, colaboramos para integrar a programação da tradicional Festa de Santo Antônio, criando um evento voltado para toda a população. Haverá atrações para todas as idades, destacando talentos locais e regionais. Já estávamos trabalhando para entregar um evento maravilhoso e a parceria reforçou nossos objetivos. Essas colaborações fazem parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura, permitindo-nos fazer mais e melhor para todos”, destaca o prefeito de Santa Bárbara, Alcemir Moreira.

“Uma das premissas da Cedro Mineração é realizar ações sociais e eventos que celebram a história e a cultura regional. É um orgulho promover o Festival da Vida em reconhecimento à população e à cultura de Santa Bárbara. Ações como esta só reforçam nosso compromisso e a certeza de que estamos no caminho certo”, diz o presidente do Conselho  Cedro Participações, Lucas Kallas.

A programação começa no dia 07 de junho e se estende até o dia 13, oferecendo barraquinhas, quadrilhas, oficinas e a participação da Estação da Música e convidados. Além de muita música com artistas locais e de renome nacional, como Chama Chuva e Falamansa e um grande show religioso católico.

Programação

07 de junho
19h – Abertura das barraquinhas
19h30 – Apresentação da APAE
20h – Show instrumental como Grupo  Miódibão (Forró/MPB/Chorinho)

O grupo surgiu em 2023 com uma proposta de um Trio Instrumental. Conta com diversas apresentações, como o Festival de Inverno, em São Gonçalo do Bação e o Festival das Montanhas e Água de Minas de Acuruí, em 2023, e em eventos na região de Itabirito e Ouro Preto. O Miódibão é formado por André Vitorino na sanfona, Aloísio Fonseca no violão 7 cordas e Rafael Pereira no pandeiro 10 platinelas.

22h – Show com Black Trio (Forró)
Leandro Nascimento, Wellington Santos e Marcelo Jonathas compõem um dos grupos mineiros mais presentes no cenário nacional do forró, com passagens marcantes pelos principais palcos dos circuitos de Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e toda Minas Gerais.

 
08 de junho

19h – Abertura das barraquinhas
20h – Orquestra da Inconfidência Mineira
21h30 –  Quadrilha do EJC – Encontro de Jovens com Cristo

09 de junho
10h30 – Teatro Infantil Comidinha Cantada
11h- Oficina de Bolha de Sabão Gigante
19h – Abertura das barraquinhas
19h30 – Apresentação cultural – Júlio Lagares
21h – Quadrilha Feijão Queimado – Há 44 anos fazendo história no São João. Mais de 4 mil apresentações, assistidas por mais de 1 milhão de pessoas, 13 vezes campeão do Arraial de Belo Horizonte e 9 vezes vice-campeão.
22h – Show com Falamansa 
Banda de forró formada em 1998, em São Paulo. Com a ascensão do forró nas noites da capital paulista, surgiu na cidade um movimento para atender a demanda das casas noturnas e do público adolescente. Músicas mais tocadas: Confidência, Oh! Chuva, Rindo à Toa, Esperando na janela, Medo do Escuro, entre outras.

10 de junho
10h – Apresentação de teatro infantil na escola de ensino público no distrito de Brumal. Tema da peça: Chico Mineiro – Um causo de amizade que atravessou o tempo.
19h –  Abertura das barraquinhas
19h30 – Quadrilhão das escolas municipais
20h30 – Banda Uzotro
22h – Banduzé

11 de junho
10h- oficina de Linguagem de Sinais com Tatiana Quites para professores, coordenadores e monitores do ensino público no Distrito de Brumal. Tatiana é  vice-diretora de Políticas para Pessoas com Deficiências de Belo Horizonte.
14h – oficina “Conversando sobre as diferenças e a língua de Sinais” , com alunos do ensino público no Distrito de Brumal.
19h – Abertura das barraquinhas
20h30 – Rock Bar
22h – Show com Chama Chuva
A Banda de forró pé-de-serra Chama Chuva está presente no mercado fonográfico há 24 anos. Os fundadores da banda eram três jovens nascidos em um cenário cultural brasileiro riquíssimo a Vila de Itaúnas (ES), Dunas de Itaúnas), onde o grupo teve seu início em 1999. Os integrantes do grupo são Mozão Muniz (vocal e violão), Gladson Costa (zabumba – percussão), Reebs Carneiro (acordeon e rabeca) e como músicos de apoio Denilson Mendes (baixo) e Maurício Drums (bateria).

12 de junho
19h – Abertura das barraquinhas
19h30 – Apresentação cultural
20h – Show com Estação da Música e Convidados
A Estação da Música José Luiz Pinto Coelho, de Santa Bárbara, tem repertórios variados de música clássica e canções populares brasileiras.  Conta com o projeto Música na Escola, um projeto inovador que consiste na implantação de aula de música dentro da grade curricular da rede ensino pública.  A Escola funciona no antigo Armazém da Estação Ferroviária, totalmente restaurado para receber as aulas de canto e de instrumentos, como flauta transversa, clarineta, sax alto, sax tenor e outros.
21h30–  Quadrilha Colégio EDUCARE
22h – Show com Edilene Bombom

13 de junho
11h
 – Almoço de Santo Antônio
12h30 – Bob Drumond
15h – Show religioso católico