Prefeitura desmente corte em massa de árvores em praça de Itabira

Em Nota Oficial a prefeitura de Itabira desmentiu a supressão de árvores para a criação de vagas de estacionamento na Praça Pingo D’Água (praça do Bretas).

Na Nota a prefeitura alega que o projeto inicial que previa a retirada das árvores não foi aprovado e será apenas realizado a retirada de uma árvore que estaria morta. Com a reforma serão criadas 10 vagas de estacionamento na referida praça.

Praça Pingo D’água (Praça do Bretas)                                                                                     crédito: Goolge Maps
Nota oficial – Praça Pingo D’Água

Diferentemente do que foi noticiado em veículos de imprensa nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de Itabira não irá executar a supressão de árvores na Praça Pingo D’Água, no Centro. Essa ação não faz parte do projeto que a Secretaria Municipal de Obras trabalha para reforma daquela área.

A supressão de árvores para criação de vagas de estacionamento estava no projeto original apresentado pelo escritório de arquitetura contratado pela Secretaria de Obras, mas a proposta não foi acatada e foi substituída por outra que prevê apenas a remoção de uma árvore morta, com autorização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Exatamente por isso, o município não enviou qualquer pedido de licenciamento ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema).

O projeto atual prevê a revitalização do piso da praça, novo mobiliário e a criação de dez vagas de estacionamento, sem a necessidade de supressão de árvores saudáveis. A reforma será feita concomitantemente à da Praça Acrísio Alvarenga, tornando aquele conjunto um novo espaço de lazer e bem-estar social na região central de Itabira.