Sudeste reúne quase 50% dos alertas de incidentes emitidos em 2025


Um levantamento do Cemaden, Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais, apontou que a região Sudeste concentrou quase 50% dos 2,5 mil alertas de incidentes emitidos em 2025 no país. O órgão, que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, monitora 1.130 municípios. Quase quatro alertas por dia foram emitidos no período.

Rafael Luiz, tecnologista da Sala de Situação do Cemaden, afirma que a concentração de alertas no Sudeste já era esperada:

“Já é um padrão esperado essa concentração na região Sudeste, que reflete a combinação entre alta recorrência de chuvas intensas nessa região associada à elevada densidade urbana e à ampla cobertura de municípios monitorados nessa região.”

Rafael cita ainda que o ano de 2025 apresentou um baixo número de alertas, se comparado com 2024:

“O ano de 2025 apresenta uma redução, principalmente em relação ao ano de 2024. Ainda assim, é um volume de alertas que está muito acima do que foi observado nos anos iniciais de monitoramento, reforçando que o sistema segue operando em um nível estável de atividade.”

Do total de avisos emitidos, quase 1,4 mil estavam relacionados a alertas hidrológicos, que envolvem inundações, enxurradas e alagamentos. Outros 1,1 mil avisos estavam associados a problemas geo-hidrológicos. Dois mil e duzentos alertas eram de nível moderado e estavam associados a chuvas recorrentes, enquanto 269 foram de nível alto e outros 24, de nível muito alto.

Quase 1,5 mil ocorrências de desastres foram registradas no ano passado nos municípios monitorados, o menor número desde 2020.

*Com supervisão de Bianca Paiva




Fonte: Agência Brasil