Índice é superior ao percentual de votos que recebidos pelo chefe do Executivo nas eleições de 2024 (70,98%)
Por Clarisse Souza
Pouco mais de oito meses após assumir o comando da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas Gerais, o índice de aprovação da administração do prefeito Otacílio Costa (PSB) chegou a 81,3%. É o que aponta uma pesquisa do instituto DATATEMPO, que entrevistou eleitores do município entre os dias 2 e 3 de setembro.

A taxa de aprovação de Otacílio é superior ao percentual de votos que ele recebeu nas eleições de 2024 (70,98%).
Conforme a doutora em ciência política Mariela Rocha, que é analista do DATATEMPO, os números deixam claro “que o prefeito conseguiu expandir sua aprovação para além do eleitorado que o elegeu”.
O levantamento também revela que, apesar de estar à frente de seu primeiro mandato como gestor municipal, Otacílio já é classificado pela maior parte dos eleitores como um prefeito melhor que os anteriores. Conforme a DATATEMPO, 47% dos entrevistados disseram que Otacílio trabalha mais do que seus antecessores. Para outros 33,1%, a atuação dele é igual a dos gestores anteriores, enquanto apenas 13,7% dizem que ele trabalha menos que os demais.
A pesquisa também retratou com um maior nível de detalhamento qual é a percepção que o eleitorado tem sobre a gestão da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro. Segundo o levantamento, quase dois terços (64,3%) dos entrevistados consideram a administração de Otacílio muito boa ou boa. Para 24,9%, a gestão é avaliada como regular, enquanto somente 5,4% a consideram ruim.
Conforme a pesquisa, a avaliação positiva da gestão municipal é especialmente alta entre moradores da regional Sede, mulheres e entre a população que tem uma renda mais baixa.
Saúde
A pesquisa também revelou quais são os principais anseios do eleitorado de Conceição do Mato Dentro para o primeiro ano de mandato do prefeito Otacílio. De acordo com os resultados da DATATEMPO, 64,1% dos entrevistados consideram que a saúde é o serviço que demanda mais atenção no município. A preocupação com a área é bem superior às registradas em relação às obras (8%), educação (7%), emprego e renda (5,8%), transporte (3,2%), administração pública (2,6%) e assistência social (2,6%).

Na avaliação de Mariela Rocha, o recorte que detalha o que é prioridade para o eleitor é um indicativo importante para a condução da gestão municipal. “Esse dado revela um ponto importante: mesmo reconhecendo avanços, a população segue atenta à pasta e identifica a necessidade de novos investimentos e melhorias”, esclarece a cientista política.
Conforme Mariela, “isso se explica porque a saúde é a área que concentra o maior orçamento público e impacta diretamente a vida da maioria dos moradores, o que aumenta tanto sua relevância quanto o nível de cobrança”. “Assim, o resultado da pesquisa funciona como um recado claro: a gestão municipal deve tratar a saúde como eixo central de sua atuação”, conclui a analista do DATATEMPO.
Eleitor aponta prioridades
Para 34,3% dos eleitores de Conceição do Mato Dentro, o setor de serviços é o que tem maior potencial de gerar emprego e renda e, portanto, é o que deve receber maior investimento. Para outros 21,3%, o turismo é o que precisa de mais recursos para garantir empregabilidade. Ainda sobre o setor turístico, 21,3% disseram que é preciso investir em infraestrutura, o que inclui melhoria de estradas, transporte e hospedagem.
Maioria aprova Lula e Zema
A pesquisa DATATEMPO também revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), são aprovados pela maioria dos eleitores de Conceição do Mato Dentro.
A administração de Lula, que está em seu terceiro mandato como presidente da República, é aprovada por 58,2% dos entrevistados no município. Por outro lado, 38,2% disseram reprovar a gestão do petista.
Em um recorte mais detalhado, 43,8% dos eleitores de Conceição do Mato Dentro afirmaram considerar a administração de Lula muito boa ou boa. Para 24,5%, o trabalho do chefe do Executivo federal tem sido regular. Por outro lado, 29,9% classificam a gestão como ruim ou muito ruim.
Na esfera estadual, 58,8% dos entrevistados disseram aprovar a gestão do governador Romeu Zema. Por outro lado, 26,3% reprovam a administração dele.
Quando considerada a avaliação mais detalhada da gestão estadual, 36,1% do eleitorado de Conceição do Mato Dentro classificou o governo de Zema como muito bom ou bom. Os que avaliaram o trabalho como regular somam 31,7%. Por sua vez, 14,8% classificam a administração do governador como ruim ou muito ruim.
Metodologia
A pesquisa DATATEMPO foi realizada nos dias 2 e 3 de setembro de 2025, com 500 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 4,33 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
Fonte: https://www.otempo.com.br/





