Jovens de Conceição do Mato Dentro transformam merenda e criam horta comunitária em projeto pioneiro

Resposta de um aluno a uma pergunta transforma a realidade de escola em Conceição do Mato Dentro

O projeto “Estudantes em Movimento”, uma iniciativa do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) em parceria com a UNESCO, está se tornando um modelo para o país. Ele mobilizou a comunidade escolar da Escola Municipal Amador Aguiar, no distrito de Itacolomi, para uma verdadeira auditoria cívica.

Na sequência, a Beatriz, uma das alunas eleitas, Eduardo Pimenta (secretário de educação), Jéssica Maciel (Controladora), o prefeito Otacílio Costa, o vice-prefeito Joaquim Costa, Marco (presidente da OAB de Conceição do Mato Dentro), Henrique Floriano (vereador).

Tudo começou com uma pergunta direta ao aluno Juraci: como ele resolveria um problema que não era dele? A resposta foi a chave para o projeto: “Precisamos encontrar uma solução de modo coletivo”. Esse espírito de colaboração marcou o início da jornada. Com a participação de 80% da escola, incluindo professores, diretor e 73 alunos, o projeto focou em aproximar os estudantes das decisões que afetam o seu dia a dia. A metodologia, aplicada de forma lúdica, incluiu a eleição de “Auditores Mirins” e a criação de um “Grito de Garra”, mostrando o poder de mobilização dos jovens.

Carta escrita coletivamente demandando autoridades para trazer ao cardápio, uma merenda mais diversa e relacionada aos costumes locais é lida por estudante.

Do diagnóstico à solução: uma jornada de autonomia e cidadania
O cerne do projeto foi a identificação de problemas e a proposição de soluções pelos próprios alunos. Eles notaram que a merenda escolar poderia ser mais diversificada e que as áreas verdes da escola estavam subutilizadas. A partir desse diagnóstico, os auditores mirins Isa e Bela foram eleitas para levar as demandas diretamente ao prefeito Otacílio Costa e outras autoridades.

Prefeito Otacílio Costa homenageou o jovem estudante Juraci.

Com a carta elaborada pelos alunos, as autoridades foram surpreendidas pela autonomia do movimento e se comprometeram a agir. O nutricionista André foi acionado para colaborar com os jovens, resultando em um novo cardápio mais alinhado aos costumes locais. O grupo, então, não esperou por terceiros e arregaçou as mangas, transformando as áreas ociosas da escola em uma horta comunitária e um espaço de paisagismo, que já começa a dar frutos.

O poder da gestão participativa em ação
“O aprendizado mais relevante do projeto é que os estudantes passaram a ter a percepção do poder de realização”, destacou Jéssica Maciel, controladora do município. O sucesso da iniciativa garantiu ao município uma vaga entre os 10 finalistas de um edital do CONACI, reconhecendo o esforço da equipe em promover o engajamento estudantil e a participação social.

 

Estudantes realizam um videoclipe, em diversos pontos turísticos como: Santuário Bom Jesus do Matosinhos, mirante da Cachoeira do Tabuleiro, a igreja Matriz, e claro a própria sede da prefeitura, onde tiveram a oportunidade de estar ao lado das autoridades.